Com a marioria das
pessoas que começam nas pedaladas acontece o mesmo: no início, com uma
bike mais simples, pedalam dentro da cidade, em circuitos de pouca
distância, com poucos ou nenhum equipamento de segurança, nem
ferramentas, e por incrível que pareça tem gente que nem água leva!

Pra
quem deseja se aventurar nestas trilhas mais longas, que
consequentemente exigem um maior esforço físico, é bom estar atentos à
vários detalhes para não terem problemas e nem desapontamentos pelo
caminho. Abaixo, estão listadas algumas dicas que possam ajudar:
- Equipamentos de segurança são primordiais. Luvas, capacete e óculos próprios para o ciclismo são indispensáveis. Geralmente é depois de uma queda que se enxerga a importância deles, e se o ciclista não estiver equipado as consequências podem ser enormes.
- Leve água, muita água. Dependendo da distância pretendida, além das garrafinhas comuns de 750 ml seria bom ter uma dessas mochilas de hidratação que levam em torno de 2 litros de água e ainda tem espaço para ferramentas e outros acessórios.
- Tenha consigo sempre uma câmara de ar reserva. Um pneu furado, dependendo de onde se estiver, gera um transtorno danado. Empurrar a bike até encontrar ajuda ou carona e acaba com o passeio.
- Ferramentas: ao menos um kit para a troca ou remendo de pneu furado. O ideal é ter também um daqueles conjuntos de chaves "alen", pois a maioria das peças de regulagem da bike utilizam ela.
- Dinheiro pra alguma urgência.
- Levar algum documento consigo é importante. Imagine a situação de sofrer um acidente ou ser roubado e não ter nenhuma idenntificação para B.O. ou algo do tipo.
- Sempre antes de pegar a estrada é bom realizar uma revisão para manutenção da bike (verificar freios, pneus, corrente, regurlagens dos câmbios e demais itens). Prevenir é melhor que ficar pelo meio do caminho!
- Há muitos ciclistas que gostam de andar sozinhos, mas a companhia de outros ciclistas ajuda muito na segurança, prevenção de acidentes e torna o passeio muito mais agradável. risco de andar sozinho numa trilha é enorme, já imaginou ser picado por uma cobra, ou mesmo quebrar um braço em uma queda?
- O celular hoje em dia é indispensável até para os trilheiros de bike. Enquadra-se num ítem de segurança!
- Roupas adequadas ajudam no desempenho, conforto se segurança. As roupas para ciclistas geralmente possuem tecidos leves, que secam rápido o suor e tem cores chamativas para melhorar a visualização do ciclista pelos veículos.
- Na hora da escolha de sua bike escolha um modelo leve (faz muita diferença em longos percursos), com um tamanho de quadro de acordo com sua estatura, e que seja de acordo com a modalidade que irá se praticar (moutain bike, speed, down hill, etc...)
- Lembre-se de que, como outros veículos, o ciclista também deve respeitar o trânsito e prestar atenção nos pedestres para se evitarem acidentes que possam gerar danos tão grandes quanto outros meios de transporte.
Quem desejar opnar ou dar mais alguma dica para esta lista pode mandar um comentário abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário