Ciclismo e Obesidade

Fonte: biocicleta

Se por um lado o aumento do poder aquisitivo do brasileiro colaborou para o aumento dessas estatísticas de obesidade, uma vez que as pessoas passaram a ter mais acesso a alimentos supérfluos ricos em calorias, compra do veículos automotores e eletrodomésticos que facilitam a vida cotidiana, por outro lado esse mesmo aumento do poder aquisitivo tem feito com que mais pessoas se preocupem com a qualidade de vida, buscando praticar exercícios para a manutenção da saúde.
Dentre esses exercícios, a prática esportiva do ciclismo vem despertando o interesse de muitas pessoas como opção de queimar as calorias em excesso, consequentemente perdendo peso.
Não é raro ouvirmos depoimentos de pessoas que modificaram completamente sua constituição corporal em função da mudança de hábitos alimentas e esportivos. Para a perda de peso o ciclismo passa a ser uma boa escolha para que com o controle da dieta alimentar culmine em uma excelente perda de peso e fortalecimento muscular.
Embora seja comum vermos grupos de ciclistas magérrimos, por outro lado, não é raro depararmos com um grupo de ciclistas obesos ou com sobrepeso. É preciso deixar claro que o ciclismo por si só não faz milagres. Perder peso é regra matemática, é preciso gastar mais calorias do que ingerir, para emagrecer.
Dessa forma não basta comprar uma bicicleta, levantar às cinco horas da manhã no domingo, colocar a bike no carro, dirigir até posto de gasolina na saída da cidade, estacionar o carro, sair pedalando com a turma e depois de andar 100 km pelas trilhas e estradas, sentar no restaurante do posto de gasolina com a turma e “bater aquele rodízio” regado a muita cerveja e sobremesas calóricas.
De obeso a esportista, jovem baiano perde 40 kg com ajuda de triatleta
Diria que a palavra chave para perda de peso com a bicicleta é essencialmente a DISCIPLINA. O organismo se adapta ao peso acima do normal e ao tentar emagrecer o corpo entende como uma anormalidade e “boicota” a falta de ingestão de calorias levando-o a sofrer do tão famoso efeito sanfona. Por isso é preciso estabelecer algumas regras de rotina como ter dias/horários definidos para pedalar, fazer as refeições nas horas certas, evitar alimentos com alto teor de gordura e/ou calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário